A importância dos projetos sociais nas favelas

Existem hoje, no Brasil, cerca de 13 mil favelas. Alguns dos desafios mais comuns enfrentados pela população desses territórios são a falta de acesso à educação, ausência de saneamento, serviços de saúde e a falta de mecanismos para enfrentar a pobreza.

Ainda que a resolução desses e de outros problemas exija a união de diferentes setores da sociedade – governo, iniciativa privada e outros –, os projetos sociais, comumente criados por pessoas que vivem ou têm proximidade com a realidade do território, desempenham um grande papel: amparar as necessidades das favelas, normalmente pouco atendidas pelas instituições.

A dignidade plena, sem pobreza, para todas as pessoas não existirá enquanto não houver assistência em territórios vulneráveis. Por isso os projetos sociais nas favelas são tão fundamentais. A seguir, conheça alguns de seus benefícios e como ajudá-los.

Qual a importância dos projetos sociais?

É importante destacar que a favela, frequentemente reduzida a um lugar de insegurança, desorganização e marginalidade, merece ser reconhecida como um lugar de potência. A partir da criação de possibilidades de acesso à dignidade por meio de educação, empregabilidade, cidadania, entre outros, a favela pode se tornar protagonista. Nesse sentido, os projetos sociais ajudam a reimaginar a realidade de crianças, jovens e adultos, combatendo desigualdades.

Pessoas felizes após serem beneficiadas por ótimos projetos sociais feitos pela Gerando Falcões
Empregabilidade, cidadania, educação, esporte e muito mais, a Gerando Falcões atende mais de 6 mil favelas com projetos sociais.

Quais os benefícios dos projetos sociais?

O Favela 3D, liderado pela Gerando Falcões, é um exemplo de projeto social que transforma a realidade de territórios brasileiros. A iniciativa funciona como um grande laboratório social que busca soluções inovadoras para eliminar a pobreza, criando parcerias entre governo, empresários e sociedade civil. Um dos objetivos é zerar o desemprego, garantindo que 100% das pessoas aptas a trabalhar tenham acesso a oportunidades dignas.

Esse foi o caso do Jefferson: “Pra arrumar serviço na favela é meio difícil, tem o preconceito… Porque pensam ‘Ah, mora na favela, tem passagem na cadeia, não vou contratar, esse aí é vagabundo’”, lamenta. 

No vídeo abaixo, Jeferson relata o desafio e comemora a contratação em uma empresa metalúrgica. Auxiliar pessoas na conquista de sua autonomia e dignidade é uma das muitas atividades dos projetos sociais.

 Assista:

Como ajudar projetos sociais?

A contribuição para projetos sociais pode ser feita de variadas formas, por exemplo: por meio da doação de tempo, conhecimento, recursos financeiros ou até mesmo apoiando e compartilhando causas que podem chegar ainda mais longe.

A Gerando Falcões aceita doações monetárias, ajuda voluntária e tem, inclusive, uma plataforma para empregar jovens de favela – se você tem interesse em ofertar vagas, entre em contato aqui. Contribua para que possamos alcançar cada vez mais territórios!

Comentários