campanha de doação Dia de Doar doação ONG solidariedade

Campanhas de doação: onde e para quem doar?

O Brasil já é um país que doa, mas pode ser ainda mais! Você sabia que ocupamos o 54° lugar no ranking de países doadores, segundo o World Giving Index? A solidariedade acontece de muitas maneiras: pode ser por doação de tempo via trabalho voluntário a uma organização, ajudando outras pessoas ou doando dinheiro para instituições sociais ou ambientais. 

Independentemente da forma, a cultura do doar é fundamental para a execução de atividades voltadas a pessoas em vulnerabilidade. Mas onde, como e por que doar? E ainda: qual a importância de doar dinheiro? Essa é a temática que vamos abordar neste texto.

O que é uma campanha de doação?

Doar, de acordo com a definição do dicionário, significa “transferir de modo legal e gratuito (bens ou vantagens) a outrem”, mas é bem mais que isso. Doar é também destinar qualquer tipo de recurso à transformação e melhoria da sociedade. É um voto de confiança, ou seja, um investimento em um futuro melhor.

As campanhas de doação existem para mobilizar pessoas em prol de causas e ações que vão permitir transformar realidades: pode ser a de pessoas em vulnerabilidade; do meio ambiente; de animais feridos, etc., e a força de trabalho, os materiais e a logística para trabalhar em problemas como esses custam dinheiro. Por isso é comum que organizações busquem o financiamento de suas ações com ajuda de doadores dispostos e que acreditam naquela causa.

As organizações que dependem de doações no Brasil ainda enfrentam alguns desafios, como: 

  • Dificuldade para alcançar mais pessoas e demonstrar seu impacto e resultados;
  • Desconfiança sobre o uso e destinação do dinheiro; 
  • A ideia de que é necessário muito dinheiro para doar. 

Por esses motivos, é importante que a cultura de doação cresça e que mais pessoas dispostas a doar se dediquem também a pesquisar sobre organizações e o trabalho executado por elas. Ajudar o próximo com doações em dinheiro pode ser mais fácil e mais barato do que você imagina!

Qual a importância da campanha de doação?

Ajudar outras pessoas é um sentimento forte que motiva as campanhas de doação, assim como a crença em um futuro melhor e a vontade de abraçar causas relevantes, como o fim da fome, da pobreza e do desemprego. E, por meio de doações em dinheiro, isso tudo se torna possível!

A doação financeira a organizações sociais, por exemplo, viabiliza a execução de diversas atividades de auxílio a pessoas em vulnerabilidade, como no caso da Gerando Falcões, organização cujo objetivo é transformar a pobreza das favelas brasileiras em peça de museu, garantindo uma vida digna e justa aos moradores desses territórios. As doações arrecadadas garantem a execução de diversos projetos. Confira:

Alunos formados através da iniciativa da Falcons University, da Gerando Falcões
Formandos da Falcons University Gerando Falcões, uma universidade feita para formar líderes comunitários das favelas.
ONG Gerando Falcões realiza atividades culturais com jovens e crianças
Atividades culturais e de formação de crianças e jovens fazem parte das ações oferecidas pela ONG Gerando Falcões no território.
Pessoas recebendo um cartão de ticket alimentação através da iniciativa de doação da Gerando Falcões
A doação ajuda no sustento de famílias em vulnerabilidade com difícil acesso a emprego e renda, uma realidade ainda comum nas favelas brasileiras.

Onde doar dinheiro?

Diversas organizações garantem seu sustento por meio da doação, por isso vale uma pesquisa em fontes confiáveis para realizar doações a organizações e causas de sua preferência. Se você acredita em um futuro melhor para as favelas, com dignidade, emprego, moradia digna, educação e cidadania, recomendamos que dê uma olhada no nosso trabalho! A Gerando Falcões trabalha com um portal de transparência, e em nosso site você pode saber mais sobre as ações realizadas nas favelas brasileiras.

Doe e nos ajude a chegar a todas as 13 mil favelas do país!

Leia também: Conheça qual a importância do trabalho voluntário | “Strike na pobreza”, por Edu Lyra

Gostou? Não esquece de curtir, compartilhar e comentar nas suas redes

Mariana bio

Comentários