Combate à pobreza desigualdade social Doar

Pessoas carentes: como ajudar de um jeito único?

Ajudar pessoas carentes é uma das ações que guiam a humanidade desde o seu surgimento. A filantropia começou com as igrejas em ações emergenciais. Porém, enquanto a sociedade foi se modernizando, diversas instituições foram sendo criadas e passaram a se profissionalizar.

Por isso, nos dias de hoje, as doações são meios profissionais e gabaritados de ajudar o próximo e nós mesmos. Isso porque, como você já deve ter lido em diversos lugares, fazer o bem libera substâncias, como a dopamina e serotonina, que causam prazer imediato no cérebro.

E dessa forma, ao ajudar pessoas carentes ou em situações de vulnerabilidades, acabamos de alguma maneira liberando esse mesmo tipo de substância, só que diferente, mais prazerosa e se sentindo bem em saber que a pessoa ajudada será beneficiada por a sua ação.

Leia agora: Responsabilidade social: uma necessidade, não um favor

Neste post, vou mostrar 3 maneiras que muitos não levam em conta quando pensam em como ajudar as pessoas carentes, além de 2 métodos convencionais de doação que às vezes passam batido na correria do dia a dia.

Espero que você saia daqui com uma ideia na cabeça e uma doação na mão.

Você pode ajudar pessoas carentes com cabelo

Estamos acostumados com a cena do idoso colocando sua peruca depois de velho para encantar a senhora ao lado. A peruca é vista por muitos como algo inusitado, do humor. Entretanto, temos pessoas ao nosso lado que sonham com um pouco de cabelo. Entre os mais necessitados, estão pacientes que lutam contra o câncer.

Segundo o Centro de Combate ao Câncer (CCC), os remédios utilizados durante a quimioterapia eliminam as células cancerígenas do organismo. Por outro lado, elas não distinguem as células boas ou cancerígenas, causando vários efeitos colaterais, físicos ou emocionais.

 imagem de uma voluntária tendo o cabelo cortado por uma cabeleireira simulando doar os cabelos para ajudar pessoas necessitadas

A recuperação do cabelo ajuda os pacientes a reerguerem sua autoestima, diminuindo outros sintomas do tratamento, como, por exemplo, a ansiedade.

Existem várias instituições espalhadas pelo Brasil que recebem cabelos. A maioria delas requisita que o doador informe o cabeleireiro que o corte será doado. Assim, ele vai poder cortar e armazenar o cabelo da forma adequada. 

Fique esperto, pois, se doar cabelo molhado, pode ser que a doação tenha que ir para o lixo.

Confira mais sobre doação capilar no site da Organização Rapunzel.

Você pode ajudar crianças carentes com leite materno

Outro ponto que poucas pessoas lembram quando falamos em como ajudar pessoas carentes diz respeito ao leite materno. Os hospitais do Brasil e do mundo imploram por leite materno para crianças órfãs ou que nascem de mães com baixa produção de leite.

Além de ajudar pessoas carentes, doar leite é recomendado pois evita o desenvolvimento de câncer de mama. Além disso, cada 1 litro de leite materno pode alimentar mais de 10 bebês internados. Isso porque a quantidade de leite de que cada bebê precisa varia dependendo do peso ou idade dele.

Outro ponto é que, ao doar, a mãe aumenta sua própria produção de leite devido ao estímulo que acontece no corpo depois de retirá-lo. Assim, a mãe não precisa se preocupar com a falta de leite para o seu próprio bebê.

Agora, é só procurar o hospital mais próximo e ajudar uma criança carente de leite a ter a chance de uma vida melhor.

Ajude pessoas carentes doando seu valioso tempo

Na era moderna, em meio a redes sociais, trabalho, família, trânsito e diversão, o tempo é, cada vez mais, um dos bens mais valiosos da humanidade. Portanto, doar nosso sagrado e valioso tempo é um método de fazer o bem.

Leia agora: 5 motivos para virar voluntário

O voluntariado faz com que você ajude o próximo e a si mesmo. Isso porque, além de ensinar, podemos aprender muito no convívio e troca de experiências com nossos semelhantes. Na Gerando Falcões, você pode ser voluntário de diversas formas. Uma delas é no nosso Programa de Mentoria.

imagem de um casal carregando tijolos simulando ajudar pessoas necessitadas

No Programa de Mentoria, você pode ajudar pessoas carentes sendo o guia de líderes sociais e jovens em busca de um horizonte. Com apenas 1 hora por semana, você pode ajudar um jovem a decidir o seu futuro profissional e orientá-lo nos dilemas da vida. Com 4 horas, você ajuda um líder social a guiar sua Favela de maneira profissional.

Vire um mentor agora!

Ajude pessoas carentes com alimentos

Infelizmente, a falta de alimentação ainda é um mal no Brasil e no mundo. Porém, não há falta de produção de alimentos, mas, sim, de alimentos para todos. Segundo matéria da BBC:

“O chamado Índice de Desperdício de Alimentos 2021 apresenta um número quase assustador: em 2019, foram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Isso sugere que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo.”

 imagem de uma pessoa com as mãos estendidas como se estivesse pedindo comida

Então, não estamos falando apenas de comprar e doar alimentos, mas, sim, de ajudar pessoas carentes com alimentos que vão da geladeira para o lixo. Tenho certeza de que, na próxima vez em que você for pegar o doce da madrugada, vai lembrar de doar aquela bolacha largada no fundo do armário.

Você pode ajudar com roupas, livros, móveis e objetos usados

Falando em desperdício: já parou para pensar em quantas roupas, livros, móveis e sapatos também estão parados na sua casa esperando por um novo lar?

Doar objetos é um jeito de fazer a limpa no nosso lar e ajudar pessoas carentes. Alguns até aderem à corrente minimalista depois de se desfazerem de objetos que só faziam volume na sua casa.

 imagem de um grupo de pessoas embalando roupas para ajudar pessoas necessitadas

Na Gerando Falcões, temos o nosso Bazar. Recebemos doações dos mais diversos objetos e vendemos os produtos até 70% abaixo do valor do mercado tradicional. Isso para fazer a economia da Favela circular e ajudar pessoas. Assim, queremos dar a chance para todos adquirem produtos que não passavam pelos seus mais belos sonhos.

Confira tudo sobre o nosso bazar!

imagem com o texto: “Gostou? Não esquece de curtir, compartilhar e comentar nas suas redes. Juntos, vamos fazer esse blog voa!”

Comentários