importância do trabalho voluntário trabalho voluntário voluntariado

Conheça qual a importância do trabalho voluntário

O voluntariado está relacionado ao ato de se dedicar, de forma espontânea, a atividades que envolvem o terceiro setor, seja em ONGs, instituições, entidades, igrejas, associações, hospitais ou projetos nos bairros e comunidades, fazendo a diferença na sociedade.

Ou seja, o trabalho voluntário é um pouquinho diferente de trabalhar por necessidade. Às vezes, você pode até ser apaixonado pela função que exerce de maneira remunerada, mas buscou esse emprego com o objetivo principal de se manter financeiramente. Com o voluntariado, as pessoas têm a oportunidade de escolher práticas de que gostam e pelas quais se interessam em realizar enquanto ajudam o próximo.

Trabalho voluntário

Qual a importância do trabalho voluntário?

O trabalho voluntário promove a inclusão social, favorece a solidariedade e viabiliza o sentimento de pertencimento da comunidade e do espaço público onde é realizado. Ser voluntário é ter vontade de ajudar, querer impactar pessoas, ter uma troca de experiências, compartilhar momentos especiais e comemorar todas as conquistas.

Disponibilizar tempo e conhecimento para ajudar também é uma forma de doação que impacta muito o propósito escolhido. É uma satisfação enorme saber que as suas ações podem mudar a realidade de alguém!

O voluntariado faz uma grande diferença na sociedade, com reflexos que permanecerão a longo prazo. A importância dessa atividade é tanta que temos uma data específica para comemorá-la e incentivá-la: 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado.

Quais os tipos de trabalho voluntário?

Encontrar o tipo de trabalho voluntário ideal requer muito autoconhecimento! Você precisa combinar as áreas com que se identifica com as habilidades que possui para que essa seja uma atividade prazerosa.

Confira algumas opções que separamos para te ajudar nessa escolha:

Idosos

A população idosa acaba vivendo em casas de repouso ou recebe poucas visitas, podendo ter a sensação de abandono. É possível ajudar um idoso com tarefas simples, como acompanhar em passeios, dar auxílio nas atividades do dia a dia ou até mesmo preparar um café da tarde e passar um tempo conversando.

Preservação do meio ambiente

Existem vários trabalhos que podem ser feitos para proteger o meio ambiente, como recolher e separar o lixo nas cidades, limpar e plantar mudas para manutenção de áreas verdes, entre outros.

População em situação de rua

Distribuir alimentos, agasalhos, colchões e itens básicos de higiene para pessoas em situações de rua.

Educação

A grande concorrência de vagas em universidades pode ser um obstáculo para ingressar no ensino superior, mas alguns cursinhos para vestibular oferecem aulas gratuitas por meio de voluntários bons em alguma área ou que têm afinidade com alguma matéria, como português, química e geografia, por exemplo.

Além disso, ajudar jovens e crianças de escolas públicas com aulas de reforço também é uma boa opção!

Animais

Você pode contribuir para os serviços de resgate de animais cuidando de pets em adoção ou até mesmo levar os cachorros dos seus vizinhos para passear durante a semana.

Quais os benefícios de fazer trabalho voluntário?

O voluntariado traz diversos benefícios! Além do sentimento de satisfação e felicidade, essa atividade pode melhorar o seu currículo e ser uma ótima fonte de desenvolvimento pessoal.

Quer saber mais sobre de que forma o trabalho voluntário pode impactar a sua vida? Dê uma olhada nos pontos principais que destacamos:

Aprendizagem

Com o trabalho voluntário, você tem a oportunidade de aprender com as pessoas que vão atuar com você, com o meio em que você estará inserido e com as atividades que irá desenvolver.

Experiência

A maioria dos trabalhos voluntários contam com divisões de campos de interesse e formação, sendo possível encontrar algum programa de voluntariado na sua área de atuação, seja você um universitário que deseja colocar em prática tudo que aprendeu na faculdade ou um profissional já formado com vontade de conhecer outros segmentos na profissão.

Oportunidades de emprego

Ter uma prática de trabalho voluntário no currículo pode aumentar as suas chances em processos seletivos. Esse tipo de vivência faz com que o indivíduo seja mais proativo, comprometido e bom em trabalhar em equipe, chamando a atenção das empresas.

O mercado de trabalho é muito concorrido, e o engajamento com o voluntariado torna-se um destaque positivo para a contratação de um candidato.

Sensibilidade e empatia

Com o trabalho voluntário, as pessoas vivenciam várias realidades e problemas sociais diferentes, colocando-se no lugar do outro e escutando suas histórias de vida. Isso faz com que o mundo seja visto de outra forma, ou seja, com mais empatia, sensibilidade e consciência. 

Sensibilidade e empatia

Voluntariado na Gerando Falcões

Agora que você sabe qual a importância do trabalho voluntário e como funciona, você está preparado para entrar nesse universo?

Pode apostar que muitas causas por aí precisam de ajuda para se fortalecerem, e, hoje, existem várias ONGs que buscam apoio nas atividades. Basta achar a que mais combina com você ou a que esteja mais próxima da região onde você mora!

Aqui na Gerando Falcões, você pode se tornar um voluntário e nos ajudar na missão de transformar a pobreza da favela em peça de museu!

Há várias formas de voluntariado, e valorizamos pessoas com foco, determinação, resiliência e disciplina.

Acesse o nosso site e conheça o nosso programa de voluntariado. Cada voluntário é importante para chegarmos cada vez mais longe!

Confira também: Como ajudar pessoas carentes de um jeito único

Banner - Gostou? Curta, compartilhe, comente!

Laura bio

Comentários