comunidade empreendedorismo empreender na favela favelas

Conheça os benefícios do empreendedorismo para as favelas

Empreender significa identificar algum problema ou oportunidade, criar uma solução e investir recursos na criação e implementação dessa proposta para impactar positivamente a sociedade, seja através de um projeto, uma organização ou de um movimento que provoque mudanças reais no cotidiano das pessoas.

O empreendedorismo tem um papel central na economia, e os empreendedores enxergam oportunidades em diferentes cenários e precisam ter coragem para se arriscar. Quando falamos da favela, empreender é uma realidade: de acordo com o Data Favela, 76% dos moradores desses territórios já teve, quer ter ou já tem um negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre benefícios do empreendedorismo para as favelas!

Empreendedorismo - Gerando Falcões

Qual a importância do empreendedorismo?

O empreendedorismo está diretamente ligado às iniciativas inovadoras, gerando novos segmentos e transformando a forma como consumimos produtos e serviços. Com as mudanças tecnológicas, o empreendedorismo ganha cada vez mais espaço no mercado.

Também conseguimos ver empreendedores iniciarem negócios com enfoques sociais buscando relacionar os resultados financeiros aos benefícios gerados à comunidade. Essas empresas são chamadas de negócios de impacto ou de empreendedorismo social.

Como empreender nas favelas?

É comum encontrarmos salões de beleza, mercadinhos, lanchonetes e lojas de roupas nas favelas em que pais, filhos e primos trabalham juntos. Normalmente, os comércios familiares das periferias são voltados para o próprio bairro, aceitando apenas o pagamento em dinheiro e trabalhando com aquele famoso caderno para anotar a conta de quem compra fiado.

Esses locais também costumam funcionar em horários diferentes do habitual, extrapolando o período comercial, além de realizar pausas de descanso maiores ao longo do dia. Tudo isso evidencia as vantagens de empreender em vez de trabalhar para terceiros. E mesmo com as dificuldades existentes e com a informalidade, a favela presencia a criação de novas empresas e fomenta um novo ambiente de consumo.

Benefícios do empreendedorismo para as favelas

As favelas têm muito potencial. De acordo com dados do Data Favela, elas movimentaram 120 bilhões de reais em 2019. Por isso, é importante olhar esses territórios como um ambiente onde o empreendedorismo potencializa a economia, fazendo com que o dinheiro circule e gere ainda mais empregos e renda para os moradores.

São muitos os desafios para empreender, ainda mais quando falamos do empreendedor da favela, que enfrenta questões como a falta de estrutura e o preconceito. Mas, ao dar os primeiros passos e começar a ter um retorno financeiro, a pessoa passa a ter poder aquisitivo e acesso a bens e serviços que antes não tinha. Apesar de muitas pessoas que moram na periferia começarem a empreender por necessidade, o empreendedorismo pode auxiliar na autonomia financeira.

Negócios sociais nas favelas

Quer ver na prática como o empreendedorismo funciona nas favelas? Trouxemos três negócios sociais que têm contribuído para o desenvolvimento econômico nas favelas atrpor meio do Programa de Editais da Gerando Falcões.

Frutivar

Essa é uma fábrica de polpa de frutas e sucos naturais, no Morro do Caneca (RN), que possui três importantes objetivos: a sustentabilidade financeira do Motivar, uma instituição que atua com esporte, cultura, cidadania e empreendedorismo para mulheres; o combate ao desperdício de alimentos; e o acesso a um produto natural e com qualidade pela população local.

Frutivar

Opportunità Pizzaria Social

Empregando ex-presidiários que já concluíram o desenvolvimento pessoal, social e profissional no Instituto Recomeçar, que atua com a inclusão social de egressos, a pizzaria Opportunità fica localizada em Poá (SP) e ajuda a obter lucro para a manutenção das atividades da ONG.

Opportunità Pizzaria Social

Banco Social Laguna

A missão do Banco Social Laguna, criado pela ONG Manda Ver, é dar acesso ao microcrédito à comunidade, de forma sustentável, viabilizando recursos e fomentando o empreendedorismo e a economia circular no território de Vergel do Lago (AL).

Banco Social Laguna

 

Bazar Gerando Falcões

O Bazar da GF é um negócio de impacto social que dá acesso a bens de consumo para a população de baixa renda. Oferecemos produtos com valores até 80% mais baratos do que o mercado tradicional e todo o lucro das vendas é destinado aos nossos programas sociais nas favelas.

Além disso, também atuamos diretamente com a educação e profissionalização de crianças e jovens pelo Bazar-Escola, dando a chance para que jovens que passaram por nossos programas de formação tenham essa experiência para chegar ao mercado de trabalho prontos.

Bazar Gerando Falcões

Saiba como contribuir para o nosso negócio social aqui.

#TamoJunto

Confira também: Quais as tendências do empreendedorismo social?

Banner - Gostou? Curta, compartilhe, comente!

Laura bio

Comentários