bazar como doar como doar para ONGs doação ONG

Doação para ONG: confira como é simples realizar esse ato

A doação para ONGs (Organizações Não Governamentais) é um bom hábito a ser adotado no dia a dia, pois, a partir dele, você assume um compromisso enquanto cidadão e ajuda a mobilizar a sociedade para a causa social escolhida.

Atualmente, é fácil encontrar instituições voltadas para os mais diversos temas e áreas, então basta escolher a que você mais se identifica para fazer a doação. Para realizar esse ato, aconselha-se consultar as orientações sobre o processo diretamente na instituição desejada.

ONG Gerando Falcões realizando atividades de pintura

Como fazer uma doação para ONG?

As ONGs atuam com diversas fontes de recurso financeiro para realizar seus trabalhos, como parcerias com empresas, criação de editais, bazares etc. Mas, grande parte dessa receita vem das doações, que podem ser realizadas por qualquer pessoa que se interesse pelos projetos da ONG e queira contribuir. Existem várias formas de ajudar, e algumas delas são:

On-line

As doações feitas pela internet geralmente contam com opções de pagamento em cartão de crédito, boleto e transferência, por exemplo, mas tudo vai depender da instituição escolhida. Existe a possibilidade de doar uma única vez, ou manter uma doação recorrente, destinando o valor escolhido à ONG todos os meses.

Cara a cara

Algumas pessoas da ONG abordam possíveis doadores na rua, em feiras ou eventos, falam um pouco sobre a causa social e o trabalho que é desenvolvido, e propõem a doação, que pode acontecer naquele momento ou posteriormente, a partir da coleta de informações para contato.

Imposto de Renda

Com as chamadas “leis de incentivo”, empresas e pessoas físicas conseguem destinar uma parte do imposto de renda a projetos de cultura e esporte, iniciativas de proteção a crianças, adolescentes e idosos, e programas de oncologia e de pessoas com deficiência. Além de contribuir com uma causa importante, a pessoa que doa pode ter a redução do IR e também um aumento no valor que deve ser restituído.

Para declarar a doação no IR, é necessário informar o nome da instituição, o seu CPF ou CNPJ, o valor doado e o código da doação. 

Por que fazer uma doação?

As ONGs precisam de recursos para se manter, expandir sua atuação e melhorar os seus processos internos. A doação contribui para iniciativas sociais se fortalecerem cada vez mais, e também transforma a vida de quem doa, pois é possível ver o resultado da ação em prática, através dos projetos, divulgações em redes sociais e programação de atividades.

Jovens realizando atividades na Gerando Falcões

Como doar para a Gerando Falcões?

São muitas maneiras de doar para ONGs e apoiar projetos sociais!

Aqui na Gerando Falcões, você pode doar roupas, calçados, eletrodomésticos e brinquedos para o nosso Bazar Social, ou manter uma doação recorrente em dinheiro todo mês. 

A GF é um ecossistema de desenvolvimento social que atua por meio da estratégia de rede em favelas de todo o Brasil. Através da Falcons University, nossa universidade da favela para a favela, Unidades Aceleradas – ONGs que recebem aporte financeiro e monitoramento contínuo –, Oficinas Educacionais e o Redesenho de Favelas, baseamos nossas ações em análise de dados e gestão eficiente, para interromper o ciclo de pobreza nas favelas.

Doando no nosso site, você contribui diretamente para esses projetos e se torna parte dessa transformação social. Clique aqui para realizar a sua doação.

Crianças brincando com um carrinho de mão em favela

Bazar

Aquela peça esquecida no seu guarda-roupa pode ser o sonho de consumo de muita gente!

Bazar da ONG Gerando Falcões

Você separa tudo o que quiser doar e que esteja em bom estado e agenda a sua doação, a gente retira na sua casa, faz a triagem, realiza a venda e reinveste o dinheiro em nossos programas de transformação nas favelas.

E aí, bora embarcar nessa com a gente? Agora que você já sabe como fazer doação para ONG, acesse a página do Bazar aqui e doe os seus itens!

#VamoKida

Quer saber mais sobre as formas de contribuir com causas sociais? Saiba tudo sobre como praticar voluntariado em São Paulo.

Banner - Gostou? Curta, compartilhe, comente!

Laura bio

Comentários