corrida especial desigualdade Favela FavElon

Ei, Elon, vem com nóis!

O que um astronauta e um morador da favela têm em comum? À primeira vista, são dois tipos que não poderiam ser mais diferentes um do outro. Mas eles são iguais no essencial: ambos dependem da cooperação para sobreviver no ambiente hostil que enfrentam. 

Quem desbrava o espaço sideral sabe que um pequeno erro pode provocar uma tragédia. A vida do astronauta depende da harmonia entre os tripulantes de uma missão, depende também de seu traje, que provê oxigênio e calor fora da órbita acolhedora da Terra. 

O trabalho coletivo também faz parte do cotidiano de qualquer morador de favela brasileira. Mas o pobre não conta com um traje multimilionário para sobreviver na periferia. 

Nas vielas de terra Brasil afora, um balde de plástico é uma das únicas ferramentas disponíveis para se ter acesso a algo tão básico quanto a água. Nosso país ainda tem taxas vergonhosas de população sem água encanada e saneamento básico. Para essas pessoas, o balde d’água, às vezes carregado por quilômetros, é o que permite matar a sede. Como diz o samba antigo, “lata d’água na cabeça, lá vai Maria”. 

Felizmente, a favela conta hoje com outra arma de sobrevivência: um celular. Com o uso criativo das mídias sociais, a periferia pode se fazer ouvir, garantindo que as dificuldades do seu cotidiano não sejam varridas para debaixo do tapete. 

Lançamos uma campanha viral nas redes sociais convidando gente de todo o Brasil a gravar um vídeo com um balde e um cartaz chamando atenção para sua comunidade. A campanha é parte do lançamento da música “FavElon”, do funkeiro MC Kekel, produzida pelo KondZilla, outro símbolo de criatividade e empreendedorismo da favela. 

Edu Lyra em vídeo viral para lançamento da música "FavElon"

 

A ideia da música surgiu de uma conversa com o Kond. Se o Elon Musk, dono da Tesla, está se preparando para conquistar Marte, por que não gravar um videoclipe rodando de Tesla na favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), onde a Gerando Falcões está implementando seu mais ambicioso projeto social? O Kond topou na hora!

O clipe ainda não foi lançado, mas todos podem participar do aquecimento ouvindo “FavElon” nas plataformas de streaming e, é claro, compartilhando um vídeo com um balde e um cartaz pedindo atenção para a sua quebrada

Adoraríamos que a mensagem chegasse ao próprio Elon Musk e que fechássemos uma parceria, trazendo a tecnologia da SpaceX para o cotidiano da favela brasileira. Marte está mais próxima do que o empresário imagina. De imediato, porém, queremos chamar a atenção para o desafio coletivo que temos pela frente. 

Todos estão envolvidos em algum tipo de corrida. O Elon Musk está focado na corrida espacial. Há pessoas que correm pelo primeiro milhão (ou bilhão), pelo crescimento de uma empresa, por um IPO de sucesso, um novo emprego, um diploma. Aprendi que cada uma dessas corridas é legítima. Ricos ou pobres, todos têm o direito de sonhar e buscar a felicidade. 

A nossa campanha não é voltada apenas a líderes comunitários. Ela é de todos, para todos. Conectar essas várias corridas é nossa única saída para deixarmos de enxugar gelo no combate à pobreza. O mundo, afinal, não é pobre – é apenas desigual. Bastaria cada cidadão colocar sua força econômica, política, social, intelectual ou cultural a serviço de um objetivo comum, que é o combate à injustiça social. É como diz a letra: “Elon, além da corrida espacial, vem correr com nóis no social”. 

*Coluna publicada pelo Jornal O Globo em 16/08/2022.

Gostou? Curta, comente e compartilhe!

Edu Lyra Biografia

Comentários