Impacto social:Como avaliá-lo em uma ONG?

Do latim impactus, o impacto é o efeito diretamente atribuível a uma ação, ou a consequência de determinado esforço para atingir um fim estabelecido.

 Impacto é simplesmente o conjunto de mudanças produzidas pela intervenção do homem dentro de uma causa ou empresa. 

Então, tais mudanças podem ser intencionais ou não intencionais; positivas ou negativas; diretas ou indiretas. Por essa razão, é essencial entender que o impacto pode ser mais amplo do que, por exemplo, os objetivos de uma organização ou negócio.

O que é avaliação de impacto social?

Impacto social é o quanto um projeto, organização ou empresa estão impactando positiva e negativamente o meio social no qual estão incluídos. Muitas vezes a mensuração é negativa. 

Avaliação de Impacto é o método usado para trazer os impactos produzidos ou que se espera produzir com o intuito de detectar ou comprovar que eles foram, pelo menos em parte, gerados pelo projeto, programa, política ou negócio.

Porém, quando pensamos no polo negativo, logo vem a questão ambiental. Realmente, o impacto ambiental é fundamental para o mundo contemporâneo, mas não é a única avaliação.

impacto social

Por exemplo: uma empresa ou ONG pode estar cuidando de todo o meio-ambiente local, reflorestando, despoluindo o rio que recebeu seus dejetos por anos. Entretanto, seus empregados recebem menos benefícios do que exige a lei. Ela vai estar ok com o impacto ambiental, mas no social, devendo horrores.

Esse é um exemplo mensurável de impacto social. Mas tem um outro lado que é de difícil mensuração e exige técnica.

Por que a avaliação de Impacto Social é diferente?

A avaliação de impacto social é diferente das outras avaliações de projetos por buscar elementos que tragam uma relação de causa e efeito entre a intervenção e seus impactos. Laços de casualidade é o como ficou conhecida essa relação.

Segundo o historiador britânico, Roger Owen, essa avaliação está na esfera mais complexa dos campos de avaliação. Isso porque, para avaliar o impacto social é necessário que a empresa ou organização tenha a análise de necessidades, avaliação de processos, avaliação de resultados, avaliação econômica, dentre outras.

SROI (Retorno Social sobre Investimento)

Retorno Social sobre Investimento é uma das diversas formas de medir o Impacto Social de uma organização ou empresa. 

São 6 estágios: estabelecer escopo e identificar os stakeholders; mapear os resultados; evidenciar os resultados e atribuir valores; estabelecer impactos; calcular SROI; relatar os resultados.

Saiba mais sobre cada estágio

Existem 2 tipos de SROI:

  1. SROI de avaliação: avaliação de impacto social baseada em resultados reais, que já tenham acontecido. 
  2. SROI de previsão: avaliação de impacto social  baseada na previsão  do valor social que será criado, caso as expectativas se concretizem.

Entretanto, o SROI analisa muitos outros aspectos comparativos. Assim, temos um embate entre o valor investido x valor gerardo para a sociedade com essa iniciativa. Para chegar nesse valor o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), aplica várias técnicas. Porém, um dos maiores trunfos da técnica é a percepção de que o impacto social deve ser avaliado pelo ponto de vista de quem  está diretamente envolvido no projeto social

impacto social

Assim sendo, o método ajuda a unir os dados qualitativos e quantitativos. O primeiro dá uma visão clara sobre o impacto no projeto. Tudo isso por meio de depoimentos dos envolvidos. Já o quantitativo gera amostras estatísticas que trazem a intensidade das mudanças

 SROI no Brasil

Embora a avaliação de impacto social tenha entrado cada vez mais em pauta, sua prática ainda é pouco desenvolvida no nosso país. Suas bases e conceitos são mal ou pouco utilizados. Além disso, organizações têm dificuldade em analisar os indicadores.

Por exemplo, várias dizem que mensuram seu impacto. Mas, se formos ver direitinho, elas estão apenas vendo o número de pessoas ou famílias atendidas. Lógico que esses dados são essenciais, porém, olhar somente para eles não é o caminho para saber o impacto real das ações.

Está gostando deste texto?

Então, tenho certeza que você vai amar o nosso blogpost sobre responsabilidade social

O buraco é muito mais embaixo quando falamos de SROI. Monetizar o impacto é algo desafiador. Isso porque temos um déficit de dados e estimativa financeira no Brasil. Assim, muitas vezes as pesquisas têm que usar dados primários, deixando a análise vulnerável.

Impacto Social, SROI e Gerando Falcões

Entretanto, a Gerando Falcões resolveu, mais uma vez, olhar para o céu e decolar rumo à inovação. Em parceria com o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), fizemos o estudo para analisar o impacto social da Rede.

impacto social

No estudo, que avaliou todos os nosso meios de desenvolvimento social d, tivemos um resultado extremamente positivo. Na Gerando Falcões, de cada R$ 1 investido há um retorno social de R$ 3,50. Isso quer dizer que se estivéssemos na Bolsa de Valores, nosso retorno seria de mais de 250%.

Confira também: Favela 3D

segurança pública

impacto social

 

Comentários