bazar brechó moda circular sustentabilidade

Moda circular: o que é e quais as vantagens

Cada vez mais os cuidados com o planeta estão se tornando uma preocupação de todos, com a inclusão de práticas sustentáveis e que contribuam para a manutenção da nossa sobrevivência a longo prazo. Nessa lógica de sustentabilidade, um dos setores em que podemos repensar o padrão de consumo é o da moda.

Precisamos olhar para a forma como a indústria da moda está arquitetada. Como estamos escolhendo as nossas roupas? O que estamos fazendo com as que não usamos mais? Debater essas questões traz vários benefícios para a sociedade, principalmente quando pensamos nas próximas gerações. 

O que é moda circular?

A moda circular vai contra a ideia de que roupas, calçados e acessórios devem ser comprados, usados e descartados, dando luz à possibilidade de reutilização e de reinício desse ciclo de vida de consumo, o que diminui a necessidade de produção e a exploração de matérias-primas de origem animal e vegetal.

Com isso, as peças podem ser utilizadas por várias pessoas com um círculo criado em casa, com amigas, por meio de ONGs e instituições que distribuem roupas para pessoas carentes e também em brechós e bazares, que são partes fundamentais para o funcionamento desse sistema.

Então, aderir à moda circular, assim como à economia circular de modo geral, é utilizar um produto em qualquer momento da “vida” dele, o que é essencial para o desenvolvimento sustentável.

O que é moda circular?

Qual a importância da moda circular?

Você já pensou na origem das coisas que estão no guarda-roupa? Peças de tecido sintético possuem petróleo na produção, assim como tecidos naturais vêm da plantação de algodão ou linho, ou até mesmo da lã de ovelhas. Itens de borracha são derivados da borracha, petróleo ou látex; já produtos de couro contêm origem animal.

Botões, zíperes, cadarços e itens de metal também compõem diversas roupas e sapatos, o que exige outras formas de exploração. Então, se as roupas que temos são feitas a partir de tantos elementos, por que não as utilizamos por mais tempo?

Além desses componentes, em todo o processo de produção, lavagem e tingimento de roupas são usados milhares de litros de água e energia, tanto na agricultura quanto na pecuária. Então, ao reutilizar as peças, você investe em sustentabilidade, pois reaproveita as matérias-primas, economiza os recursos naturais e consegue ter modelos exclusivos.

Quais as vantagens da moda circular?

Com a moda circular, as peças passam a ter outro significado, e o meio ambiente deixa de ser tão explorado em termos de recursos. Mas também existem outras vantagens, confira:

Dinheiro

Na economia circular, além do impacto socioambiental, também tem a questão financeira. Planejando onde comprar suas roupas e não comprando por impulso, você evita o desperdício de dinheiro e também aqueles looks que ficam guardados e sem uso.

Exclusividade

Moda circular proporciona ainda exclusividade, porque é mais improvável que você encontre alguém com a mesma peça que você está usando.

Consciência

A consciência faz você sentir que está preservando o planeta. Por mais que você possa ter sido estimulado a consumir muito durante toda a sua infância e adolescência, atualmente passamos por outro momento, em que precisamos ter responsabilidade sobre as nossas escolhas.

Bazar GF: uma iniciativa de moda circular

Hoje em dia é fácil encontrar um ótimo brechó ou bazar, que são ótimas opções para comprar roupas que já estiveram com alguém e ainda podem fazer parte do seu dia a dia, contando com achados vintages e a preços baixos.

A Gerando Falcões tem um Bazar Social que aposta em economia circular, sabia? Com ele, vendemos produtos com até 80% de desconto do preço original, levando para a favela a chance de adquirir itens de qualidade: aquela bota, camiseta, calça de marca, móveis, eletrodomésticos e outros, itens que o morador da favela só poderia ver no horário comercial da televisão.

Bazar GF: uma iniciativa de moda circular

Todo o lucro é revertido para os nossos programas de transformação social, e, com o Bazar, estamos criando um ciclo sustentável via corte da dependência de doações monetárias. Queremos ver a economia da Gerando Falcões circulando! As pessoas doam com amor, a gente recebe com amor, fazendo chegar a quem precisa com mais amor ainda.

Que tal começar a fazer parte da moda circular acessando a nossa loja on-line? Confira os achadinhos e entre para esse movimento com a gente!

Sugestão de leitura: Responsabilidade social: uma necessidade, não um favor

Banner - Gostou? Curta, compartilhe, comente!

Laura bio

Comentários