cultura diversidade cultural diversidade cultural na favela sociedade

O que é diversidade cultural e qual sua importância?

Conviver com a diversidade já faz parte da rotina do brasileiro, mas ainda é preciso falar sobre a valorização dessas diferenças e a compreensão do nosso modo de ser e das pessoas ao nosso redor.

São várias formas de pensar, sentir, viver e agir, e entender isso é importante para se ter uma postura respeitosa diante do próximo.

Bora entender o que é diversidade cultural? Continue a leitura e confira tudo que trouxemos sobre esse tema!

O que é diversidade cultural?

A diversidade cultural representa as características que diferenciam a identidade de um grupo de pessoas, como o idioma, a religião, a culinária, a música, entre outros aspectos. No Brasil, por exemplo, é possível notar essa variação de acordo com a divisão das 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para além do nosso país, existem muitos povos com costumes e tradições diferentes ao redor do mundo, o que reforça o sentido de pluralidade na sociedade e nos faz perceber que precisamos reconhecer e respeitar culturas diferentes da nossa.

O que é diversidade cultural?

Qual a importância da diversidade cultural na sociedade?

A tecnologia tem avançado cada vez mais, e as informações já ultrapassam as barreiras geográficas, sendo possível interagir com diferentes culturas independentemente de onde você estiver. E essa é uma ótima forma de conhecer outras realidades e deixar de lado estereótipos negativos e preconceitos sobre outros grupos sociais.

Para que tenhamos uma sociedade cada vez mais inclusiva, e para que todas as culturas sejam reconhecidas com dignidade e respeito, é importante enaltecer essa diversidade e estimular a tolerância. Assim todos conseguem conviver e se expressar da mesma forma.

Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) criou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural em 2001, aprovada pelos 185 estados-membros, que valoriza as diferenças e trata essa questão como um patrimônio da humanidade.

Como trabalhar a diversidade?

Precisamos criar ambientes mais diversos, com essa temática no centro das discussões. Com isso, os mais diferentes públicos podem se engajar e passar a enxergar as desigualdades que ainda existem levantando diversos questionamentos, como quantas pessoas negras estão naquele espaço, se aquele é um local acolhedor para a população LGBTQIAP+ ou se mulheres e homens são tratados da mesma forma.

Outra forma de trabalhar a diversidade é pensando em como melhorar os processos seletivos nas empresas, lançando programas específicos para minorias e também abordando estratégias de diversidade no dia a dia da organização, com palestras e treinamentos, por exemplo.

Além disso, esse assunto também pode ser tratado na infância em sala de aula, com atividades adequadas à faixa etária e ao contexto da escola. Um exemplo é trazer figuras que destaquem a questão trabalhada em aula, como contando histórias de pessoas negras que foram símbolos no combate ao preconceito racial ao falar do racismo.

Diversidade cultural na favela

A favela é diversa! Mas, muitas vezes, a cultura proveniente desse espaço é marginalizada no Brasil. Os grafites, os passinhos de funk, as batalhas de rap e as rodas de samba são algumas das manifestações culturais que simbolizam as características das pessoas que moram nas quebradas, com conteúdos que mostram todo o potencial da favela e trazem pontos importantes de reflexão sobre as desigualdades no nosso país.

E nós, da ONG Gerando Falcões, acreditamos no poder dessa cultura. Criamos uma plataforma de empregabilidade que une os talentos da periferia e diferentes organizações, levando a diversidade para todos os setores. Estamos capacitando jovens e incluindo a favela no mercado de trabalho com a dignidade que ela merece.

Somos a ponte que conecta o futuro brilhante de potências da periferia a empresas cada dia mais diversas! Acesse o Conecta Trampo e saiba mais.

 Leia também: Cultura da favela e seus estilos musicais

Banner - Gostou? Curta, compartilhe, comente!

Laura Bio

Comentários