desigualdade social Gato de energia elétrica urbanização

Gato de energia elétrica: como funciona?

A fraude de energia elétrica, mais conhecida como “gato”, é uma prática comum entre a população de baixa renda, principalmente com o valor da energia elétrica em ascensão nos últimos dois anos. Ele consiste em fraudes no relógio medidor ou em ligações diretas no poste de energia.

Segundo o Portal R7:

“A quantidade de energia elétrica furtada no Brasil em 2020 por meio de ligações clandestinas seria suficiente para abastecer por um ano o estado do Paraná, o quinto mais populoso do país, com 11,5 milhões de habitantes.”

Além disso, a matéria aponta que, segundo dados da Light, 53,8% da energia elétrica do Rio de Janeiro vem de gatos de energia elétrica. 

O gato de energia é muito comum. Eu lembro que, durante minha infância e adolescência na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, era comum ouvir as pessoas falando muito sobre fazer o gato de energia (e até mesmo de outras coisas, como TV a cabo). É algo que faz parte do dia a dia de quem mora na periferia, ganha pouco e precisa escolher com o que gastar.

Como funciona o gato de energia elétrica?

Existem várias maneiras de “roubar” a luz dos outros. Obviamente, este texto não vem em sua defesa, mas é necessário explicar como ele funciona para que tenhamos ciência de seus riscos.

O gato de energia elétrica usa da fraude do relógio de medição quando se rompem os lacres. Assim, existe a manipulação do relógio para que ele marque um consumo menor de energia elétrica.

Outra maneira de se fazer um gato de energia elétrica é a ligação direta na rede de energia com a de distribuição para uma ou mais casas, fazendo, assim, a distribuição de energia para essa comunidade.

O que acontece se eu tiver gato de energia elétrica?

Em primeiro lugar, o gato de energia elétrica é crime e está previsto no Código Penal, em seus artigos 171 e 155 (fraude e furto, respectivamente). Além disso, pode causar até quatro anos de reclusão. A pessoa que fizer o gato de energia elétrica deverá ainda pagar o consumo retroativo de energia elétrica, além das multas.

Outra coisa: mesmo se você não for a pessoa responsável pelo delito, você é o responsável pelo seu relógio e por não deixá-lo ser adulterado. É bom sempre ficar de olho!

O que acontece se eu tiver gato de energia elétrica?

Como saber se eu tenho o gato em casa?

Para saber se sua casa tem fuga de energia elétrica, é bem simples: proteja-se com calçados de borracha e luvas, se possível, e desligue todos os aparelhos das tomadas. Caso o medidor continue subindo, você provavelmente tem fuga de energia elétrica na sua casa. 

Quais os riscos do gato de energia elétrica?

Segundo apuração da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 764 pessoas morreram no Brasil devido a incidentes com energia elétrica em 2020. Além disso, 237 foram relacionados à rede aérea de distribuição; 36, em postes urbanos ou rurais; e 26, em incêndios. 

Além de ser crime, como citado acima, o gato tem seus riscos e consequências. Uma delas é que a energia fica mais cara para todo mundo. Isso porque o consumo de algumas pessoas deixa de ser registrado.

Adicionalmente, existem os riscos físicos. Mexer na rede elétrica é altamente perigoso. Basta dar uma pesquisada no Google nas palavras “acidentes em rede elétrica” para verificar a quantidade de acidentes que ocorrem todos os anos.

Por fim, existe a possibilidade de sobrecarga na rede, o que pode causar explosões, incêndios e, novamente, riscos gravíssimos de vida para os moradores daquela região.

Quais os riscos do gato de energia elétrica

Para entender mais

Por fim, o gato de energia elétrica é mais uma maneira como a desigualdade social dá as caras na sociedade. Para entender mais sobre desigualdade social, te convido a dar uma olhadinha neste texto e a conhecer as iniciativas da Gerando Falcões para diminuir a desigualdade social.

 

Comentários