Favela X Metaverso Roblox Tecnologia Social

Qual é o metaverso social?

Nos últimos tempos, tenho levantado essa bola durante algumas entrevistas e palestras que participo sobre futuro e inovação: Como podemos embarcar em tendências como a realidade no metaverso para, de fato, reduzir desigualdades e transformar a vida das pessoas na ponta? Como formar um metaverso com impacto social?
A pandemia já provou que o principal valor da atualidade é a colaboração.

E esta é a grande chance que temos de fazer algo que pode mudar o futuro, sobretudo o futuro das crianças. Saber que nós fazemos parte deste tempo, em que ainda existe uma oportunidade única de fazer a coisa certa, é muito poderoso. Essa estrada segue obviamente um caminho de inovação. Só que sua importância não será medida pelas possibilidades imaginadas, e sim pelo benefício real que trouxer a todas as camadas sociais – especialmente a quem mais precisa. Porque o que foi criado até aqui não é suficiente para salvar as próximas gerações.

 

 

Segundo pesquisa da OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o brasileiro da ponta demora, no mínimo, 9 gerações para sair da pobreza extrema. Se levarmos em conta que cada geração dura 25 anos, quer dizer que uma família vai levar 225 anos para sair da pobreza. Por isso somos incansáveis nessa busca por inovação! Temos que ter a coragem necessária para encontrar uma saída inexplorada 

Na minha visão, o metaverso social é sobre imaginar e construir, dentro da realidade alternativa, uma alternativa para a realidade
Hoje lançamos o game Missão Favela X, projeto em parceria com a Accenture que nasceu com o objetivo de ampliar a consciência de crianças e adolescentes sobre os desafios diários que outras crianças e jovens atravessam na favela. Tudo acontece no metaverso do Roblox, onde grande parte das crianças já está inserida. O jogo se passa dentro de um foguete e cada andar representa um desafio que os moradores da favela enfrentam: infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura e tecnologia.  

Assim, é possível atuar em duas frentes: na conscientização das crianças privilegiadas sobre a luta contra a pobreza, de um lado, e na educação das crianças menos favorecidas quanto aos desafios que elas precisam superar na vida para atingir seus objetivos, de outro. 

E tem mais: o Missão Favela X é o primeiro game no Brasil desenvolvido para ajudar as favelas. As empresas apoiadoras do projeto terão a oportunidade de ter suas marcas expostas em nossas comunicações — especialmente dentro do jogo –, além de participar da criação (e evolução) do metaverso social. Todo dinheiro arrecadado será revertido para projetos da Gerando Falcões, que atua na transformação das favelas e na erradicação da pobreza (antes de Marte ser colonizado!). 

Esse é o primeiro movimento da Gerando Falcões no metaverso. Sabemos que há muito ainda para explorar nesse sentido e que podemos, juntos, acelerar o debate sobre educação e inovação social para mudar o Brasil. Mas que fique claro: esse passo é um marco na história da Gerando Falcões rumo à integração de nossa sociedade.  

Vamokida.  

#missãoéaqui #missaofavelax 

Para saber mais e acessar o jogo, clique aqui.

  

Comentários